Home/ Entenda o Consórcio/ Dúvidas Frequentes
A A A

Dúvidas Frequentes

Administradora de consórcios ou administradora

É a pessoa jurídica autorizada pelo poder público a formar grupos e administrar os negócios e interesses dos consorciados.

Alienação Fiduciária

Como se sabe, a alienação fiduciária é uma modalidade contratual em que o comprador transfere a propriedade do bem como garantia do financiamento ou consórcio, contudo, essa transferência tem apenas caráter fiduciário. Assim, quem está concedendo o financiamento fica apenas com a propriedade fiduciária (domínio resolúvel) e com a posse indireta, permanecendo o devedor como possuidor direto da coisa, até completar o pagamento da última prestação. Se, no decorrer da execução do contrato, o devedor não cumpre com sua obrigação de pagar o financiamento, a propriedade é consolidada no patrimônio do credor. Uma vez consolidada essa propriedade, o credor pode promover a venda do bem, ficando autorizado a se apropriar do valor correspondente ao seu crédito.

Após a ciência da contemplação, como proceder?

Após a sua contemplação, o cliente deverá dirigir-se até uma concessionária Chery para que sejam tomadas as providências quanto à documentação necessária.

Após a contemplação da cota por lance, qual é o prazo para efetuar a cobertura?

De acordo com a legislação vigente, o prazo para pagamento do lance vencedor é de 5 dias úteis contados a partir da data da contemplação.

As parcelas mensais são reajustadas?

As parcelas são reajustadas apenas quando houver variação de aumento ou redução nos preços dos bens, através de tabela oficial, divulgada pelo fabricante e repassadas para comercialização.

Assembleia Geral Extraordinária

É a reunião dos participantes em caráter extraordinário.

Assembleia Geral Ordinária

É a reunião mensal dos participantes do grupo para realização de contemplação, atendimento e prestação de informações.

Autorização de Faturamento

Documento expedido pela administradora, por solicitação do contemplado, que permite a aquisição de bem ou conjunto de bens.

Como emitir a segunda via do boleto bancário (slip) no site?

Ao acessar o Web Atendimento - Meu Consórcio pelo painel "Já sou cliente" digitando nos campos o nº do CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) e senha, o cliente poderá emitir a segunda via do boleto, na terceira opção do menu. Também é possível consultar o extrato do consórcio, ofertar lances, conferir o resultado das assembleias, entre outras opções.

Como faço para ser contemplado?

O cliente poderá ser contemplado através do sorteio ou lance vencedor na Assembleia Ordinária de seu grupo. A contemplação por sorteio poderá ocorrer através do globo lotérico ou com base na extração da loteria federal. A contemplação por lance será realizada com os lances ofertados secretamente, considerados em percentuais de quitação de crédito. Na assembleia ordinária, o lance vencedor será o de maior percentual de amortização do valor do bem, que somado ao saldo do grupo, possibilite a contemplação.

Como o pagamento da parcela pode ser efetuado?

O consorciado deverá estar atento às datas de vencimento de suas parcelas, que são indicadas no Web Atendimento – Meu Consórcio do site ou pelo nosso SAC 0800 880 1191.

Consorciado

É aquele que efetivamente já participa de grupo constituído.

Consorciado Ativo

É o consorciado que mantém obrigações para com o grupo, inclusive aquele que antecipou todas as prestações, mas ainda não foi contemplado.

Contemplação

É a atribuição ao consorciado do direito de utilizar crédito para compra de bem ou conjunto de bens.

Desistente

É o consorciado não contemplado que solicita formalmente o seu afastamento do grupo, ou que deixa de pagar duas prestações, consecutivas ou alternadas, ou montante equivalente em percentual.

O que é Fundo de Reserva?

São recursos recolhidos, mensalmente, pelos consorciados em favor do grupo para uma eventual insuficiência de receita, de forma a permitir a distribuição por sorteio ou lance de, no mínimo, um (1) bem. Na maioria dos grupos, atualmente, o fundo de reserva é destinado para a cobertura do Seguro de Quebra de Garantia, que tem o objetivo de cobrir inadimplências do grupo, garantindo, assim, a saúde financeira do grupo.

Grupo de Consórcio

É a união de participantes com o objetivo de possibilitar a cada um, através da contribuição de todos do grupo, o recebimento de crédito para aquisição de bem ou conjunto de bens.

O que é grupo e cota?

Grupo é um conjunto autônomo de pessoas com objetivos em comum, tendo como base para agrupamento o prazo e o valor dos bens, que devem ser compatíveis entre os membros. Cota é um número de identificação com o qual o consorciado participa nos sorteios.

O que fazer se houver atraso no pagamento das parcelas?

O cliente não contemplado, caso atrase suas parcelas, não participará dos sorteios até que regularize suas contribuições, podendo, ainda, ter sua cota cancelada se permanecer com 2 (duas) parcelas em aberto.

Quais são as modalidades de lances?

Lance:

Existem três modalidades de lance:

Lance Livre:

Você oferta o percentual que desejar e o maior lance ofertado ganha. Sempre calculado sobre o valor do crédito e de acordo com o saldo do grupo. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio

Lance fixo:

Você oferta o percentual fixo que deve ser 50% ou 25% do valor do crédito, de acordo com a característica do seu grupo. Temos uma facilidade para você! No lance fixo você pode utilizar até 25% da carta de crédito para completar o seu lance. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio.

Lance de antecipação:

Você pode antecipar o valor que desejar e o saldo acumula para possível oferta de lance ou abatimento de parcelas. O importante é poupar.

Saldo devedor

É o total de valores que o consorciado tem em aberto, quer para com o grupo, quer para com a administradora.

Taxa de administração

É a remuneração paga pelo consorciado à administradora pelos serviços que presta na organização e gestão dos interesses do grupo.